Vórtice

Tens de amar a vida. A tua arte depende disso. É um vórtice. Precisas do teu palco para te transpores, mas para que o palco seja sentido a fundo tens de estar apaixonada pela vida, só assim tem verdade.

Porque as tábuas merecem que te melhores sempre, que saibas sempre mais, que tenhas a cada dia novas referências e metas e aspirações, e não podes parar. E tu só não paras se amares a vida. És movida a amor. Sem isso não vale a pena.

E então tens todos os dias que te reinventar – é esse o teu ofício, porque dele depende o teu amor e por conseguinte a tua arte. E da tua arte depende um pulsar com sentido. É uma corda-bamba, mas o equilíbrio desmotiva-te. O conforto inebria-te. E então procuras dia após dia a sensação limite, o declive máximo.

É aí que fazes por te manter, sem deixares de te desconstruir. No ponto de viragem, perpétuo e inconsistente. Onde se torna quase inevitável cair, porque sem a queda deixas de querer levantar-te. Só amas a vida correndo o risco de te desligar dela, porque sem altos e baixos não sabes ser mais que corpo. E corpo não chega.

Então mantém o risco, mantém a mudança. Mantém a falta de ar e acima de tudo a sede, sem sede acabas tu. Porque sem sede não tens tábuas, sem tábuas – vazio. Mantém a inconsistência e a desumanização, e deixa sempre fragmentos e cacos e pontas soltas. Só assim corres atrás de ti todos os dias, sem perder a meta.

Então ama e descobre e rasga e alucina. Então grita e dissipa e estilhaça e transcende. Então abraça o menos, para poderes ser sempre mais. Então apaixona-te todos os dias por um horizonte diferente. E insiste em amar os cantos mais estranhos do teu refúgio de vento. Porque o sem-nexo alimenta-te. Então sente a corda-bamba e anda e corre e cai e voa, e volta a andar e a cair de novo. Porque só assim vives. Só assim amas. E só assim palco.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s